terça-feira, 13 de julho de 2010

E mais receita....... Couve flor!!!

Você sempre ouviu falar dela, sempre comeu, mas sempre achou grande demais pra cozinhar... e de fato é.. se comprar, tem que fazer logo, senão estraga.
Estou em casa, 23:13 de uma terça feira, cozinhando pro dia seguinte, pois minha baixinha esta em casa, de férias com os avós... e aí pensei, o que fazer pro almoço? Quem me conhece sabe que eu adoro inovar e que, apesar de ser o prato favorito dela, arroz e feijão, só de vez em quando!
Foi quando me deparei com aquela couve flor na geladeira. Branca, enorme.. parecendo os cabelos da minha avó!!! Pensei, pensei.. pedi dicas as amigas e comecei a pica-la... agua fervente, fio de azeite e lá se foram as pequenas árvores de inverno, cheias de neve por cima.... ficaram mergulhadas no 'ofurô' por uns 15 mins. Fuçei mais na geladeira e achei frango desfiado, de ontem... tirei as mini árvores, coloquei em uma panela manteiga, alho picado e la se foram as pequenas, junto com o frango, um punhado de orégano, leite com farinha, pra dar o caldo e encorpar.... corrigi o sal, deixei engrossar.. e mais uma colher de requeijão, só pra dar um gostinho a mais...
Ficou bom hein??
Vamos ver se a Gabi vai gostar... vai comer junto com arroz e lentilha.

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Soborô d'ontê!!

Todo mundo sabe como é difícil cozinhar pra uma pessoa.. as quantidades são diferentes, as vezes a receita nem dá certo se temos dividir em 2... imaginem como é difícil cozinhar pra uma mini pessoa?
Eu como boa cozinheira, não gosto de jogar comida fora e sempre tento fazer a comida com o mínimo de sobra possível, mas nem sempre . Ainda mais se tratando de um bebe.
E foi pensando nisso que pensei em postar uma receitinha com sobras de arroz (do dia anterior, temos que ter cuidado com arroz por causa da cebola que estraga muito rápido! Mais que um dia, nem pensar!). A receita é fácil, rápida e muito nutritiva!

Risotinho de frango e brocolis

- 1/2 peito de frango cozido - eu usei caldo de legumes com chuchu, cenoura, batata, cebola, alho, salsinha, fio de azeite e pitada de sal.
- 1 tomate bem maduro.
- 2 árvores de brocolis cozidos (pode ser no caldo, mas o brocolis tem sabor muito forte e penso que o brocolis pode dominar os outros sabores.)
- 1 xícara de arroz cozido.

Cozinhe o frango com os legumes por uns 40 minutos. Desfie o frango e pique. Reserve o frango e o caldo.
Pique os tomates e em uma panelinha coloque uma concha do caldo e os tomates picados e deixe cozinhar por uns 1o mins, ou até o tomate desmanchar e virar um molhinho. Coloque o brocoli picado e o frango e deixe mais uns 10 minutos. Adicione duas conchas de caldo e deixe cozinhando em fogo baixo.
O ponto do risoto depende de como seu bebe come. Quanto mais caldo, mais empapado fica e pode ser servido para bebes de 10 meses a 2 anos.

Bom apetite!!


O brocoli pode ser substituido por couve flor ou espinafre!

sexta-feira, 23 de abril de 2010

O bom filho a casa torna

Depois de um longo período ausente, eu voltei! A ausência se deu por dois principais motivos: 1) a festa de 1 ano da Gabi, que foi linda e que eu fiz tudo praticamente sozinha. Me tomou muito tempo, mas foi linda, estávamos muito felizes, amigos queridos com a gente, família, bolo, brigadeiro, parabéns! Tenho muita matéria pra postar com ideias, dicas e as fotos, claro!!
E 2) a Gabi ficou muito doente depois da festa. Isso me consumiu demais, sofri muito com a doença dela. Internada, uti. Me afastei do trabalho pra cuidar dela. Foram longos 40 dias. Mas isso vai ser um post depois, com todos os detalhes. O que importa agora é que ela está 140%, tocando o terror e eu estou de volta, com muitas coisas novas pra dividir!
Por que nesses 2 meses de ausência eu pensei demais no blog.. acho que precisava do meu cantinho... Então que eu seja bem vinda de volta! =)

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Xin NIan Kuai Le!! (Feliz Ano Novo!)



Não poderia deixar de postar alguma coisa que tivesse, nem que de longe, alguma coisa a ver com meu lado profissional. Trabalho com comercio exterior, 14 anos de área (isso me lembra que ao tempo é implacável e eu to ficando velha!!); e desses 14, pelos menos uns 7 dedicados ao trade Ásia.
A Ásia - ou Far East - entrou na minha vida meio que empurrada, forçada. Trabalhava num forwarder, depto aéreo, com key accounts e uma das contas trazia muita carga da Ásia. Na época, eu odiava. Chineses me ligando as 2 da manha, muitas vezes eu nem estava em casa; sonhava com as minhas cargas perdidas; o inglês deles é péssimo e realmente era um tormento, o pior dos pesadelos. Mas as coisas mudam, sai do aéreo, fui pro marítimo e justamente a empresa que me abriu as portas do marítimo era especializada no mesmo trade que me perseguia. Enfim, aceitei.. e hoje ADORO. Sou especializada na área, conheço geografia chinesa - não tudo, existem milhões de províncias, cidadezinhas perdidas na imensidão asiática. Tenho muita vontade de aprender o mandarim e sair do básico do básica Ni Hao Ma (oi, tudo bem?) e xi xi ni (muito obrigado). Acho sim que a China vai dominar o mundo. Tudo hoje em dia é MADE IN CHINA. Se vc fuçar bem até sua mãe pode ser made in china! É assustador a forma como eles cresceram e se mostraram ao mundo e como o mundo depende desse povo de olhos puxados e cultura diferente, milenar. É engraçado como eles tem extremos, como conseguem virar nossa cabeça pra baixo, seja com a sabedoria milenar, medicina, culinária ou com a peculiaridade da cultura deles com família, politica.

É o ano do tigre! E tem muitas coisas boas pra esse ano. Ano de novidades, realização e coragem. Para conseguir o objetivo é necessário força. No entanto, é importante ter cuidado com ações de impulso o tigre tem essa característica, que pode ser bom ou ruim, por isso o ideal é ter cautela e deixar a cabeça fria. É possível trazer nova vida a coisas que se julgavam perdidas. Neste ano haverá muitas mudanças: é preciso trabalhar em equipe, colaborando e confiando uns nos outros para obter resultados viáveis. O tigre costuma atacar sem pensar e nós agimos da mesma maneira, o que provoca arrependimentos depois.

Quem curte horóscopo chinês, dá uma olhadinha no site pra saber como será o ano de 2010 pro seu signo. - http://somostodosum.ig.com.br/conteudo/c.asp?id=09425


E Feliz Ano Novo Chinês!

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

A importância da salsinha


Pois é... essa coisinha verde que muita gente pensa ser insignificante é muito importante na nossa dieta e especialmente, na dieta dos nossos bebes. Pois como eu digo, não é por que é papinha de bebe que tem ser insossa. Eu não dou nada pra Gabi que eu não comeria.

Hoje em dia, ela com 11 meses, come praticamente a mesma comida que eu faço normalmente em casa. Claro, menos sal, sem pimenta do reino. Mas como muito tempero e muuuuita salsinha. Além de dar um gosto bom pra comida, com aquela particularidade de comida caseira, é muito benéfica, comprovado cientificamente. O farmacêutico Douglas Chaves do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) descobriu que a salsa, além de diurética, afina o sangue. É isso mesmo: ela pode combater um dos males mais comuns da Humanidade: as doenças cardiovasculares, que atingem hoje 30% da população em todo o mundo. E super popular. Sem falar que é uma 'praga'.. se quiser ter em casa e colocar fresca na comida, o plantio também é muito simples - e convenhamos.. salsinha fresca é beem diferente da congelada ou desidratada. Ah, dica importante: ela deve ser acrescentada apenas no final do cozimento, para que não perca as propriedades.

É engraçado eu defendendo o uso da salsinha, pois ´quando pequena tirava todos os verdinhos da comida...

Tarda, mas não falha!!! ;)

Faz um tempinho que não passo por aqui.. na verdade, passo.. mas ando sem tempo de postar, o que é uma pena já que a cabeça tá sempre cheia de coisas que gostaria de compartilhar.
Fiquei essas semanas sem escrever nada pq, além da chuvarada que vem pegando SP e eu chego em casa super tarde e cansada, fiquei com a cabeça cheia de muitas coisas após a audiência contra a empresa que eu trabalhava e que não pagou minha licença maternidade (assim que possível isso será digno de um post!).
Enfim, to de volta.. e com muitas ideias!!

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Que haja transformação, e que comece comigo. - Marykin Fergusson




"A alma é uma borboleta...há um instante em que uma voz nos dizque chegou o momento de uma grande metamorfose..."Rubem Alves


Assim como imaginam os poetas, as borboletas são muito delicadas. Delicadas, encantadoras e coloridas. Quando em vôo errante, parecem brincar entre as flores dos jardins como poetizou Vinícius de Moraes em seu poema As Borboletas - "brincam na luz as belas borboletas". Ao brincarem na luz, parecem cores esvoaçantes, flores que voam ou luzes aladas . . . são por demais delicadas, gentis e sua metamorfose é um inefável mistério. Ninguém consegue ficar indiferente, ao deparar-se, em um jardim, com essa maravilhosa combinação - flores e borboletas! Uma associação perfeita . . . maravilhosa!
Há algo de verdadeiramente mágico, na transformação de uma lagarta em uma bela borboleta. Mais que uma mudança, sugere mesmo uma transmutação. Algo bem profundo. Ao se fecharem em si, como crisálida, fecham-se para o mundo e isso permite toda essa transformação, que vem de dentro para a superfície. Elas bem guardam isso, como íntimo segredo. Dentro do casulo, acontece esse momento mágico, sutil que explode em rara beleza,´pois, entre as belezas e mistérios dos jardins, quem quer que tenha imaginado as fadas, certamente se inspirou nas delicadas e graciosas borboletas


Só 'quotes' hoje...