terça-feira, 13 de julho de 2010

E mais receita....... Couve flor!!!

Você sempre ouviu falar dela, sempre comeu, mas sempre achou grande demais pra cozinhar... e de fato é.. se comprar, tem que fazer logo, senão estraga.
Estou em casa, 23:13 de uma terça feira, cozinhando pro dia seguinte, pois minha baixinha esta em casa, de férias com os avós... e aí pensei, o que fazer pro almoço? Quem me conhece sabe que eu adoro inovar e que, apesar de ser o prato favorito dela, arroz e feijão, só de vez em quando!
Foi quando me deparei com aquela couve flor na geladeira. Branca, enorme.. parecendo os cabelos da minha avó!!! Pensei, pensei.. pedi dicas as amigas e comecei a pica-la... agua fervente, fio de azeite e lá se foram as pequenas árvores de inverno, cheias de neve por cima.... ficaram mergulhadas no 'ofurô' por uns 15 mins. Fuçei mais na geladeira e achei frango desfiado, de ontem... tirei as mini árvores, coloquei em uma panela manteiga, alho picado e la se foram as pequenas, junto com o frango, um punhado de orégano, leite com farinha, pra dar o caldo e encorpar.... corrigi o sal, deixei engrossar.. e mais uma colher de requeijão, só pra dar um gostinho a mais...
Ficou bom hein??
Vamos ver se a Gabi vai gostar... vai comer junto com arroz e lentilha.

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Soborô d'ontê!!

Todo mundo sabe como é difícil cozinhar pra uma pessoa.. as quantidades são diferentes, as vezes a receita nem dá certo se temos dividir em 2... imaginem como é difícil cozinhar pra uma mini pessoa?
Eu como boa cozinheira, não gosto de jogar comida fora e sempre tento fazer a comida com o mínimo de sobra possível, mas nem sempre . Ainda mais se tratando de um bebe.
E foi pensando nisso que pensei em postar uma receitinha com sobras de arroz (do dia anterior, temos que ter cuidado com arroz por causa da cebola que estraga muito rápido! Mais que um dia, nem pensar!). A receita é fácil, rápida e muito nutritiva!

Risotinho de frango e brocolis

- 1/2 peito de frango cozido - eu usei caldo de legumes com chuchu, cenoura, batata, cebola, alho, salsinha, fio de azeite e pitada de sal.
- 1 tomate bem maduro.
- 2 árvores de brocolis cozidos (pode ser no caldo, mas o brocolis tem sabor muito forte e penso que o brocolis pode dominar os outros sabores.)
- 1 xícara de arroz cozido.

Cozinhe o frango com os legumes por uns 40 minutos. Desfie o frango e pique. Reserve o frango e o caldo.
Pique os tomates e em uma panelinha coloque uma concha do caldo e os tomates picados e deixe cozinhar por uns 1o mins, ou até o tomate desmanchar e virar um molhinho. Coloque o brocoli picado e o frango e deixe mais uns 10 minutos. Adicione duas conchas de caldo e deixe cozinhando em fogo baixo.
O ponto do risoto depende de como seu bebe come. Quanto mais caldo, mais empapado fica e pode ser servido para bebes de 10 meses a 2 anos.

Bom apetite!!


O brocoli pode ser substituido por couve flor ou espinafre!